IRACEMA DIGITAL é uma entidade PRIVADA sem fins lucrativos criada com o objetivo de melhorar a articulação entre governos, universidades, instituições de P&D, entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no Ceará.

A estratégia inicial da IRACEMA Digital, além de promover a INOVAÇÃO no setor, é criar uma “vitrine” do potencial de pesquisa, desenvolvimento e INOVAÇÃO que já existe no Ceará, divulgando e valorizando o que é feito em todo o Estado com o intuito de aumentar a interação entre os atores de TICs citados, o  volume de NEGÓCIOS das empresas,  ampliação da captação de RECURSOS da academia e melhoria da QUALIDADE de VIDA no Ceará.


Um pouco da HISTÓRIA do IRACEMA Digital

A ideia de se ter uma Parque Tecnológico de TIC no Ceará não é nova. Exemplos destes Parques Tecnológicos em outros estados sempre desafiaram o Governo, a academia e empresários que vêem neste “ecossistema” uma visibilidade para maiores NEGÓCIOS e captação de RECURSOS e INVESTIMENTOS no setor.

A discussão sobre a ideia começou em uma rede social grupo com 140 empresários, pesquisadores e gestores de TIC, denominada Movimento Dragão do Mar Digital.


O LADO SOCIAL do PROJETO

O IRACEMA Digital é também uma estratégia de desenvolvimento social de jovens, a medida que intenta apoiar o desenvolvimento de células de desenvolvimento de software e de hardware em todos os municípios do Ceará.

A ocupação de jovens em atividades nestas células, além de geração de renda também o ajuda a não se envolver com  atividades que colocam em perigo o seu futuro, notadamente as drogas.


VIRTUALIZAÇÃO, o lado INOVADOR do IRACEMA Digital !

Diferente da maioria de iniciativas similares, o IRACEMA Digital é fortemente associado a ideia de um Parque Tecnológico VIRTUAL. A proposta não tem como pré-requisito para a sua existência a necessidade grandes investimentos na construção de prédios e infraestrutura.

Diretoria Executiva

Ricardo Liebmann

Presidente do Iracema Digital – CEO Secrel

Mauro Oliveira

Diretor Desenvolvimento & Marketing – Prof do IFCE Aracati

Claudio Ricardo

Diretor de Inovação & Negócios – Secretário CITINOVA

Rossana Andrade

Diretora de Pesquisa & Relaçoes Internacionais – CEO do Lab GREaT

Grupo Gestor

Charles Boris


CEO da Empresa Lanlink

Fernando Carvalho


Pesquisador da UFCE

José Montenegro


Sócio da Empresa MI Consultoria

Membros Fundadores